domingo, 10 de maio de 2009

Vida Pessoal vs Vida Profissional

Um dos comentários ao post sobre A Mulher que Pretendo Ser alertou-me para o facto de termos de tomar decisões em certos momentos da vida que poderão não nos levar a ser tudo o que um dia idealizamos ser.
Até um certo ponto não posso dizer que não concordo, mas penso que a partir de uma determinada altura o bom senso é fundamental e se queremos mesmo atingir os objectivos estabelecidos, conseguimos, apesar de com toda a certeza dar muito trabalho e sair-nos sempre do “pelo”.
Na minha opinião teremos sim que adiar alguns dos nossos sonhos para irmos concretizando outros, mas isso não significa de todo abdicar dos que ficaram para segundo plano a uma dada altura da vida. Nem tudo corre como queremos, é certo, e por vezes a vida dá voltas em que não nos resta outra alternativa senão a de nos obrigar a reajustar as nossas expectativas quanto aos sonhos idealizados, se bem que algumas vezes esse reajustamento nem é bem uma obrigação, acaba por ocorrer naturalmente, sem nós darmos conta e quando tomamos consciência a escolha foi feita sem ser uma tarefa árdua e penosa.
Conciliar a vida particular com a privada não é nada fácil e até eu própria já senti isso algumas vezes, mas há que ir cedendo de ambos os lados – para termos uma noite ou um fim-de-semana ou férias descansadas e alheias do trabalho, teremos com certeza de abdicar de algum tempo com quem preenche a nossa vida pessoal. Compreendo que seja difícil perceber (a quem está do outro lado) porque tenho de ir trabalhar ao Sábado, Domingo ou até mesmo num feriado, mas é um facto de que a ambição traz bastante responsabilidade e a essa é difícil escapar se queremos vingar enquanto profissionais – porém, tento balancear ambos os lados e acabo sempre por recompensar esse tempo que deveria ter estado com quem é importante.
Eu quero acreditar que sim, que é possível (mesmo tendo a “vida” já tentado mostrar o contrário), eu não me dou por vencida! – estarei iludida?!

Sem comentários:

Enviar um comentário