terça-feira, 2 de junho de 2009

Será amor? Será paixão? Será amor à primeira vista?

Existe amor à primeira vista? Não… não existe!

O que poderá existir à tal primeira vista é uma química inexplicável que nos leva a confundir amor com paixão, nisso eu acredito.

Quantos de nós já não vivemos esse sentimento? Quantos de nós já não achamos que certa pessoa era para sempre e afinal, vai-se a ver e o para sempre foi intenso, contudo na maioria das vezes curto, não passando disso mesmo – de uma atracção que o ser humano não é capaz de explicar, mas que lhe é inerente. O pior de tudo é que essas paixões aparecem sem aviso prévio e muitas vezes deixam marcas.

No que eu acredito é que a paixão pode dar lugar ao amor, as pessoas começam a conhecer-se melhor e esse sentimento fugaz (de que torna impossível respirar sem se estar junto) dá lugar a outro não menos revigorante e arrebatador mas simplesmente mais equilibrado e um pouco mais tranquilo – é um sentimento que apenas vem com o tempo e uma certa dose de maturidade. Não me venham dizer que na adolescência é-se capaz de amar alguém, os adolescentes apaixonam-se, isso sim! O amor é algo que só uma pessoa que já se conhece bem (a si própria), que sabe o que quer e o que não quer, capaz de pensar e pesar as atitudes e relações, apta a conviver com os defeitos do outro, bem como com uma certa capacidade de adaptação ao outro tem a habilidade de sentir – e na adolescência está-se ainda em fase de afirmação no mundo e enquanto ser humano, portanto, como é possível ter a tranquilidade necessária para conseguir ter, nem que seja uma, das características que só o amadurecimento traz?

Uma coisa é certa, é bom estar apaixonado… é bom ser amado e amar e no fundo é uma procura incessante que o Homem faz para não se sentir só no mundo. Não é maravilhoso termos alguém ao nosso lado que nos preenche, que nos apoia e compreende incondicionalmente, que nos deseja e está sempre ansioso para nos ver? Sim, é grandioso!

E não digam que acima de tudo existem os amigos. Está bem que é óbvio que isso é certo, aliás, eu costumo dizer que os verdadeiros amigos estão sempre lá e que um grande amor poderá deixar de estar (quanto mais uma grande paixão), portanto há que não descurar as amizades e continuar a "regá-las", mas nós precisamos de ambos para estarmos completos… dos amigos e também dessa tal pessoa que nos preenche e sem a qual a nossa vida não faz sentido. Para além de que, para mim, a amizade é sempre um complemento ao amor, ou seja, de que vale um grande amor se esse grande amor não é o nosso melhor amigo?!

É bom estar apaixonado, não há sentimento melhor no mundo (parece que é um clique que se dá e que nos faz sentir mais felizes que nunca, sem grande justificação tudo passa a correr bem e a acorda-se sistematicamente com um sorriso nos lábios; sem justificação aparente – ficamos como que, "tontinhos"), mas é ainda mais maravilhoso quando essa paixão dá lugar a um sentimento mais verdadeiro e apercebemo-nos que não foi em vão que nos apaixonamos.

5 comentários:

  1. E depois de ler isto, ainda vais continuar a dizer que não tens nada para me contar?!
    Hum... há muitas suspeitas a pairar no ar! :)

    ResponderEliminar
  2. Apaixonar-me? Acredito que sim, sempre apaixono-me, mais no que respeita a amar, amo de longe, sem nunca tocar nos lábios de ela, para não estragar o que se sente pela pessoa amada. AP.

    ResponderEliminar
  3. amor a primeira vista aconteceu comigo há três anos bastou um olhar e um sorriso. Já tinhamos amigos em comum ha tanto tempo e nem imaginavamos, podiamo-nos ter conhecido há tempos e tempos,mas não, foi preciso a noite de 4 de fevereiro de 2006 existir para perceber que realmente o amor à primeira vista não acontece só nos contos de fadas ou nas novelas.Foi no primeiro olhar e no primeiro sorriso que percebi logo que gostava dele sem sequer saber o seu nome ou de onde é que tinha surgido!!já passamos por muito juntos,coisas muito duras (como todos os relacionamentos) mas tambem muito felizes e hoje em dia, continuo(amos) tao ou mais apaixonada do que naquele tempo, sou a prova viva que SIM O AMOR A PRIMEIRA VISTA EXISTE,E ORGULHO-ME LOUCAMENTE DISSO!!

    amor a primeira vista sem duvida,uma sensaçao que quase ninguem tem o prazer de sentir. Muitas vezes ponho-me a pensar o quanto sou priviligiada por ter recebido esse "dom", é bom,é optimo,é magnifico, não sou adepta de lamichesses mas nao posso negar que tudo aquilo que sinto é MAGICO. ás vezes digo para mim mesma "ACORDA, ISTO É UM SONHO,SÓ PODE SER UM SONHO".
    Amo-o imenso, e todos os dias em que estou com ele,logo no primeiro olhar que trocamos sinto-me cada vez mais apaixonada.
    Por isso discordo totalmente que a paixao dá lugar ao amor,tenho esses dois sentimentos dentro de mim, e não os confundo por um momento, apenas "jogo" com eles.Sei Distingui-los e nem sempre andam lado a lado e confesso que nao faço nada de especial para mante-los sempre acesose no auge,tão simples como ser apaixonada e amar.

    Para mim amar e ser amada,continua a ser um privilégio de que eu nao dispenso por nada neste momento. Se sou uma sonhadora,não sei,só sei que não quero acordar.

    ResponderEliminar
  4. Amor, amor, amor... O Amor move a vida!!!
    O que é preciso é estarmos apaixonados:
    por alguém, por uma coisa, por um sonho...
    O queé preciso é estar apaixonado pela vida!!! Tudo o resto é secundário.
    É que a paixão pela vida faz ver tudo com mais luz, com mais brilho e... até mesmo uma desilusão amorosa parece um mal menor!!!
    Viva a VIDA!!!

    ResponderEliminar