segunda-feira, 8 de março de 2010

Este é o dia em que se homenageiam todas as mulheres (e não me venham dizer que os restantes dias do ano "pertencem" aos homens), a questão aqui prende-se com o facto de nós efectivamente merecermos esta homenagem, porque nós somos de facto um ser absolutamente extraordinário... e eu, femininista assumida, obviamente não podia deixar passar em branco esta data... :)

Neste dia, do ano de 1857, as operárias texteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horaspor dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de 1/3 do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêncido, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem aquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher"
.*

*texto tirado daqui http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/

2 comentários:

  1. Anita, 1957 foi 47 anos depois de 1910!!!
    Há qualquer coisa mal neste post...
    Eu sei filha, distracção própria dos sábios!!!

    ResponderEliminar
  2. Lapso corrigido: 1857! :)

    O que é que eu posso fazer? Eu não queria ser uma pessoa sábia para não ter de ser distraída, mas... fizeste-me assim... ;) lol

    ResponderEliminar