terça-feira, 16 de março de 2010

Miss Infantil?! Miss Ridícula?! Miss Ganância dos Pais?!


Domingo de manhã acordo relativamente cedo, ligo a televisão e eis se não quando me deparo com um programa que a meu ver, é das maiores atrocidades e atentados que se podem cometer às crianças, podendo mesmo chegar a ser considerado "exploração infantil", já para não falar no factor educação e formação de um ser humano postos completamente à margem...

Existe (pelo menos nos EUA) um concurso de beleza infantil exactamente com os mesmos parâmetros daquele que é feito pelas mulheres adultas, ou seja, com as mesmas exigências. Estas crianças, que têm até 10 anos, aperaltam-se, enfeitam-se, colocam perucas, dentes postiços, treinam todos os dias os passos, os sorrisos, as coreografias, a postura, etc., etc.. Até mesmo bébés de meses, ao colo de pessoas adultas, participam e podem ganhar prémios... As categorias alvo de avaliação são exactamente as mesmas que nos concursos para adultos, existindo um prémio final em dinheiro, para aquela que mais pontos obtiver.
No programa que vi, houve duas meninas que realmente me marcaram: uma, de apenas 5 anos, passou 5 horas no dita anterior ao dito concurso de beleza enfiada num spa a fazer massagens, esfoliações, cabelo, unhas... sempre com os pais a dizerem-lhe que ela era uma princesa e por isso mesmo é que era tratada daquela forma; outra, também de 5 anos, que não queria treinar, rolava no chão a chorar, sempre a dizer que não queria participar em mais nenhum concurso de beleza e no entanto, os pais insistiam arduamente para que ela deixasse de fazer fitas e treinasse, acabando por a colocar de castigo a dormir... esta mais tarde, já no concurso, quando se apercebeu que não tinha ganho, perguntava aos pais: "porque é que a (não me lembro do nome da vencedora) foi melhor que eu?".

Confesso que estou horrorizada: os pais gastam rios de dinheiro na preparação das filhas para o concurso, expõe-nas a situações para as quais ainda não têm maturidade suficiente para as ultrapassar, criam crianças fúteis e ridículas, em que todas se intitulam como meninas do papá... e em que quem mais vibra com o concurso são os próprios pais, que entram em histeria total a torcerem pelas suas filhinhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário