quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hoje a minha irmã “caçula” faz anos, 19!!!

É sempre com uma certa angustia que a vejo crescer, principalmente nos últimos anos, com os passos largos que tem dado para a idade adulta.
Isto parecerá para muitos um pouco lamechas, mas só quem tem uma irmã mais nova, de quem se sente também um pouco responsável, é que consegue perceber. É quase como ter um filho e sim, foi com o crescimento dela que eu comecei a compreender muitas das atitudes tomadas pela minha Mãe quando eu própria era a adolescente incompreendida – quando dei por mim a não desligar o telemóvel com as saídas nocturnas dela, quando precisava que me dissesse algo quando chegava aos destinos, quando tive que ter “as” conversas de irmã mais velha, quando tive que a aconselhar sempre que existiam desentendimentos familiares (aliás, quer a um lado quer ao outro), enfim, num enumerar de situações que me fazem não só irmã, mas também um pouco “mãe”, ou seja, quando o meu papel não é apenas o de amiga capaz de apoiar e compreender "tudo", mas também o de educadora.

Mas, estas minhas intervenções tendem a ser cada vez mais espaçosas – é sinal que está a crescer e que se está a tornar numa pessoa adulta e que já não precisa de mim para muita coisa. O papel de irmã mais velha vai-se desvanecendo, contudo, o de amiga vai-se tornando cada vez mais forte e intenso…

Nunca esquecerei das risadas que já demos; das brigas que já tivemos; dos inumeros nomes com que já me "baptizaste" e vice-versa; de não quereres demonstrar que não gostas que não esteja por perto; dos “sarilhos” de que já te livrei; das experiências que viveste, que vivemos e que ficam entre nós; dos meus segredos que só tu sabes, etc.

Bem, tudo isto para lhe dizer que a adoro e que ela poderá sempre contar comigo, pois farei eternamente de tudo para que ela seja feliz!!!

5 comentários:

  1. E se em vez de serem 6 anos a separarem-vos fossem 11, ías sentir-te avó quando nascesse o 1º sobrinho... E até ías ter dificuldade em saber que laços familiares te ligavam àquele pequeno ser tão indefeso... E até ías ficar espantada só de pensar que ela, a pequenina lá de casa, já era Mãe também e...e... UM conjunto de sensações que só quem tem uma irmã pequena pode experimentar...

    ResponderEliminar
  2. E depois de um "poste" destes que mais posso eu dizer? que estou sem palavras? seria um bocado banal, mas sinceramente nao sei mesmo quais sao as palavras mais certas para te agradecer!!..Mas posso-te garantir que se cuidares dos teus filhos como "tomas-te e tomas conta de mim" eles vão ser muito felizes, e vão te ver como uma pessoa em que podem confiar tudo,uma fonte de segurança. Mesmo quando as coisas sao dificies de dizer, ou quando sei que por mais moderna que sejas há coisas que te fazem confusão, é inevitavel dizer, porque ouço sempre " mimi a mim escusas de me enganar", escusado será dizer que tabus entre nós nao existem!
    Para mim desempenhas o teu papel na perfeição,tanto o de irmã como o de mais velha,só tenho pena que nestes ultimos tempos estejas tão ausente!
    Verdade seja dita que discussões entre nós nunca duraram mais do que uma hora, e que as nossas brincadeiras são sempre muito parvas,e que quando a mãe diz que somos estéricas,somos mesmo, e neste mundo inteiro só tu me consegues superar no que toca a cusquices.Mas sem duvida a parte que mais gosto é quando chegas ao fim de semana e tens sempre mil e uma coisas para me contares!!Obrigada nini,eu sei que vamos ser sempre assim.

    ResponderEliminar
  3. Não fossem os erros e era tudo uma maravilha...
    Qual das duas vai corrigir os erros dos filhos de ambas?!!!
    Histérica
    Tomaste

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma lágrima no canto do olho... tenho uma lágrima no canto do olho!

    Obrigada Mi ;) És incomparável!!!

    ResponderEliminar
  5. É verdade Anitinha, olha eu com uma diferença de 13 anos...eu sim, é que me sinto como uma "mãe"!! Eu também gosto muito da minha Mary*

    ResponderEliminar