terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os enterros e quem participa nos enterros - e a minha opinião, claro!

Aqui há uns tempos tive de ir a um enterro (ninguém próximo, mas muito próximo de uma pessoa que é muito amiga da minha Mãe e também, muito minha amiga) e houve algo que me deixou bastante impressionada, nada em particular, ou seja, algo comum a todos os enterros, mas que eu, talvez e graças a Deus por não ter ido a muitos, parece que só agora me apercebi: as pessoas que estão presentes estão com um ar infeliz, sofrido, por vezes, parece que ainda mais desolador do que a própria família, as palavras que dizem, por exemplo e a meu ver, apenas saem da boca para fora porque é simplesmente o que se diz nestas ocasiões, sei lá... penso que em certas situações um abraço ou um sorriso é muito mais reconfortante... O que quero dizer com isto, é que já basta a dor da família e de quem é muito próximo, não é preciso estar toda uma quantidade de gente em cima da família, como que carregassem todos o mundo às costas, o que a meu ver, apenas serve para relembrar e intensificar ainda mais a dor dos familiares... Estar presente é sem dúvida consolador, saber que se pode contar com os amigos é confortador, mas na minha opinião, nesse dia, muito mais que isso não é bom. Tal como estar constantemente a falar da pessoa em questão, a dizer o quão fabulosa, perfeita, tão sem defeitos ela era, quantas saudades vai deixar e acima de tudo que "se vai ultrapassar a situação, é preciso é dar tempo ao tempo e ser forte"... Nós todos sabemos que a morte é algo natural, principalmente em pessoas idosas, feliz ou infelizmente é a lei da vida e a única certeza que temos, mas lá está, nestas ocasiões, a meu ver, o silêncio e um abraço apertado, valem por mil palavras!

Sem comentários:

Enviar um comentário